A Secretaria da Economia, por meio da Gerência de Informações Econômicas Fiscais, realizou nesta quinta-feira (18/9) uma live para esclarecer dúvidas sobre a vinculação dos meios de pagamento eletrônicos aos documentos fiscais eletrônicos e sobre o novo sistema de download da NF-e, NFC-e e CT-e. O processo será implementado de forma gradual, entre novembro de 2025 e agosto de 2026.
Participaram Luciano Alves Pessoa (gerente de Informações Econômicas Fiscais), Antônio Carlos Godoi (coordenador de Documentos Fiscais) e Fernando Ramirez Coleti (Documentos Fiscais NF-e). O evento foi mediado pelo vice-presidente de Administração e Planejamento do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Henrique Ricardo Batista.
O gerente de Informações Econômicas Fiscais, Luciano Pessoa, explicou que a iniciativa buscou orientar os profissionais e contribuintes sobre as mudanças. “O objetivo foi esclarecer os temas ao público interessado. Nós vamos disponibilizar o 0300 da Economia para tirar dúvidas”, afirmou.
Emissão de nota fiscal vinculada a pagamentos eletrônicos
A Instrução Normativa nº 1608/25, que torna obrigatória a vinculação das transações feitas por meio de pagamento eletrônico à emissão do documento fiscal correspondente nas operações sujeitas ao ICMS, foi publicada no dia 4 de setembro de 2025. Clique aqui e saiba mais.
Novo sistema de download de arquivos de NF-e, NFC-e e CT-e
O novo sistema de download de arquivos de NF-e, NFC-e e CT-e traz incremento de performance ao sistema antigo, eliminando o congestionamento. A principal melhoria é que o novo modelo de download das notas fiscais trabalha com uma fila de solicitações. Clique aqui e saiba mais.
Fonte: Secretaria da Economia – Governo de Goiás